Minas Gerais
16h26 24 Maio 2019
Atualizada em 24/05/2019 às 16h29

Chance de rompimento de barragem leva medo a Barão de Cocais: ‘Perdemos várias noites de sono’

Por BHAZ

Com a proximidade do término do prazo estipulado pela mineradora Vale S.A. para que ocorra o rompimento do talude norte, na cava da Mina de Gongo Soco, o clima é de apreensão e medo entre os moradores de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais.

Mesmo com o sentimento que rodeia a cidade, o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil, busca tranquilizar a população. “O talude se movimenta diariamente e nesta manhã [sexta-feira] foi de 12 cm. Fazemos o monitoramento durante 24 horas. Estamos com todo o efetivo para dar segurança e tranquilidade aos moradores”, disse.

Godinho destacou que não há a certeza de que a barragem Sul Superior se romperá após o talude. “Isso é uma possibilidade e nós trabalhamos com o pior dos cenários”. Para treinar a população, caso a estrutura se rompa, simulados foram realizados ao longo das última semanas.

Segundo Maxwell Andrade de 31 anos, que é morador da cidade, pela terceira vez a comunidade está sob alarde. “A possibilidade de rompimento da barragem existe, com o agravante do talude. Já perdemos várias noites de sono, inclusive com o cenário que está sendo montado agora. Moro na área secundária, que seria atingida [caso tudo se rompa], onde vivem 6 mil moradores. A nosso ver, parece uma brincadeira da Vale. Entendemos os riscos, mas nada ocorreu até agora: pode ocorrer ou não”, conta.

Angústia após Brumadinho

Segundo Maxwell, a angústia teve início com a primeira evacuação dos moradores da área de autossalvamento, em 8 de fevereiro, menos de um mês após a tragédia socioambiental de Brumadinho. Cerca de 450 pessoas que viviam nos distritos de Socorro, Tabuleiro e Piteira, os três próximos à barragem, também foram retiradas de suas casas.

“Todos foram acordados no meio da noite, inclusive a gente que vive próximo ao Córrego São João. Depois, em 22 de março, houve a grande confusão do alarme ter soado, elevando o nível do risco de rompimento de Gongo Soco de 2 para 3. Tivemos acesso ao Plano de Ação de Emergência para Barragens (Paebm) e lá não estava descrita a necessidade da retirada das pessoas. Agora, estamos com essa história do talude que pode afetar a barragem. O fato é que não confiamos em nada que a Vale diz. A empresa perdeu toda sua credibilidade no país inteiro e na comunidade”, diz.

A possibilidade de que o talude não se rompa no sábado criará, conforme disse o tenente-coronel Godinho, uma “iniciação de desespero” nos moradores. “Amanhã todos vão ficar olhando a movimentação e pensando em que momento acontecerá o rompimento? Mas, e se ele não acontecer? Por isso, nós não podemos potencializar as notícias ruins na cidade. A comunidade já sofre com o atual cenário”, disse.

Godinho ainda destacou que a data divulgada pela Vale para o rompimento do talude é uma “projeção”, não uma certeza. “Pode ceder até amanhã? Pode. Como também não pode. Pode passar uma semana, porque a gente não tem uma certeza técnica de quando vai ser. O que a gente tem é uma projeção de que será até amanhã”.

O medo que ronda a cidade de que algo pior aconteça reflete na saúde das pessoas. O servidor público confirma as notícias de que pessoas estão depressivas com toda a história. “Tivemos alguns casos de tentativas de suicídio. Uma vizinha minha, de 55 anos, estava se automutilando e, depois de muito pressionarmos, a Vale fez a remoção dela ontem (quinta-feira), para um hotel. As pessoas que tiveram de deixar suas casas em fevereiro e não puderam voltar para pegar nada estão arrasadas: alguns imóveis foram saqueados e suas vidas estão sem definição até hoje”, completa.

Talude

O talude é a parede da cava, que se encontra atrás da barragem. A estrutura demonstrou uma movimentação, o que indica uma possível queda de uma rocha no interior da cava. Segundo os técnicos, não se pode precisar o tamanho exato da rocha, tão pouco quando pode acontecer.

 
 
 
 

VEJA TAMBÉM

Campos Altos/MG
Prefeitura de Campos Altos/MG anuncia 'Festival Corrida e Música' para o Dia do Trabalhador com shows e atividades esportivas

O evento será realizado no dia 1º de maio na Praça Benedito Valadares, no Centro da cidade.

12h49 08 Abril 2025
Café
Café lidera exportações mineiras no trimestre com avanço de 76,7% no valor vendido ao exterior

Municípios como Varginha e Guaxupé foram os destaques em março; principais destinos foram Alemanha e Estados Unidos.

19h25 07 Abril 2025
Araxá/MG
Sob os olhos do mundo, Araxá/MG consagra trio de brasileiros no topo do Mountain Bike

Primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike reuniu atletas de elite e milhares de espectadores no Complexo do Barreiro.

15h45 07 Abril 2025
Araxá/MG
Araxá/MG exporta mais de US$ 250 milhões em março e se destaca entre os maiores exportadores de Minas Gerais

Cidade aparece entre os seis principais municípios mineiros nas vendas ao exterior, segundo dados divulgados pela Fundação João Pinheiro.

15h42 07 Abril 2025
Campos Altos/MG
Campos Altos/MG realiza 1º Circuito de Turismo Rural com visita à Fazenda Rosa Branca

O evento teve palestra, percurso guiado e almoço típico da culinária regional.

15h31 07 Abril 2025